Olá professor de História! Vai trabalhar os marcadores temporais e a elaboração de linhas do tempo com os seus alunos, mas queria fazer isso de forma mais inteligente e interativa?
Você precisa conhecer o Dipity (http://www.dipity.com/), um recurso riquíssimo para a criação de cronologias. Basta fazer um cadastro gratuito para usar a ferramenta e construir linhas do tempo com a turma sobre os mais diversos assuntos.
Sua linha do tempo pode conter fatos inseridos por você – com recursos de texto, foto e vídeo –, além de conteúdos agregados. Ou seja, é possível fazer uma pesquisa online, e inserir notícias, comentários postados em redes sociais, vídeos interessantes e outros textos e serviços disponíveis na web. Você e seus alunos serão curadores da informação e poderão estabelecer diferentes relações entre eventos históricos. É um novo jeito, mais interativo, de trabalhar a noção de tempo nas aulas.
Você pode, ainda, ‘colar’ a cronologia criada no Dipity no seu site (ou no blog da turma, por exemplo).
O nível de dificuldade de uso da ferramenta é médio. Mas neste site, é possível consultar um tutorial (em Espanhol) sobre o Dipity: http://www.eduteka.org/Objetos/Dipity/player.html. Entender a mecânica deste recurso torna tudo mais simples. Que tal experimentar?
Fonte: Revista Nova Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário