Segue os tipos de avaliações segundo CAEd/UFJF.
Avaliação Diagnóstica
O
que é?
O conceito de avaliação diagnóstica
não recebe uma definição uniforme de todos os especialistas. No entanto
pode-se, de maneira geral, entendê-la como uma ação avaliativa realizada no
início de um processo de aprendizagem, que tem a função de obter informações
sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes com vista à
organização dos processos de ensino e aprendizagem de acordo com as situações
identificadas.
Quais
são seus objetivos?
Fundamentalmente identificar as
características de aprendizagem do aluno com a finalidade de escolher o tipo de
trabalho mais adequado a tais características. Ou seja, a avaliação diagnóstica
coloca em evidência os aspectos fortes e fracos de cada aluno, sendo capaz de
precisar o ponto adequado de entrada em uma seqüência da aprendizagem, o que
permite a partir daí determinar o modo de ensino mais adequado. Com esse tipo
de avaliação previne-se a detecção tardia das dificuldades de aprendizagem dos
alunos ao mesmo tempo em que se busca conhecer, principalmente, as aptidões, os
interesses e as capacidades e competências enquanto pré-requisitos para futuras
ações pedagógicas.
Quais
as suas características?
Uma das mais importantes
características da avaliação diagnóstica é o seu aspecto preventivo, já que ao
conhecer as dificuldades dos alunos no início do processo educativo, é possível
prever suas reais necessidades e trabalhar em prol de seu atendimento. Uma
outra característica refere-se a possibilidade que a avaliação diagnóstica tem
de determinar as causas das dificuldades de aprendizagens persistentes em
alguns alunos.
Para
que servem os seus resultados?
As informações obtidas podem auxiliar
as redes de ensino bem como as unidades escolares, a planejar intervenções
iniciais, propondo procedimentos que levem os alunos a atingir novos patamares
de conhecimento. Ou seja, seus resultados servem para explorar, identificar,
adaptar e predizer acerca das competências e aprendizagens dos alunos.
Avaliação Interna
O
que é?
É
a avaliação realizada pelo professor que acontece em sala de aula e corresponde
à verificação da aprendizagem dos alunos. Nessa modalidade, explicitam-se os
resultados do processo de ensino e aprendizagem. A avaliação interna acontece
intencional e sistematicamente e o professor pode recorrer a diferentes
instrumentos avaliativos.
Quais
são seus objetivos?
A
avaliação interna permite ao professor verificar como o processo de ensino e
aprendizagem tem ocorrido na sala de aula, fornecendo informações específicas
que refletem o seu próprio trabalho e a realidade dos seus alunos.
Quais
são as suas características?
O
universo da avaliação interna é a sala de aula. Ao aplicar essa avaliação, o
professor busca resultados de seu próprio trabalho bem como do desempenho dos
alunos. O modo como a avaliação interna se realiza é múltiplo, pois sua
aplicação se realiza por diferentes formas – provas abertas ou objetivas,
observação e registro, portifólio, autoavaliação etc.
Para
que servem os seus resultados?
Os
resultados das avaliações internas fornecem informações importantes para os
professores no intuito de avançar em suas práticas pedagógicas ou retomar
alguma etapa a fim de vencer as dificuldades nela apresentadas pelos alunos.
Além disso, a avaliação interna identifica o desempenho de cada aluno e
possibilita o planejamento e a discussão de ações específicas para cada caso.
Avaliação Externa
O
que é?
Também
chamada de avaliação em larga escala, a avaliação externa é um dos principais
instrumentos para a elaboração de políticas públicas dos sistemas de ensino e
redirecionamento das metas das unidades escolares. Seu foco é o desempenho da
escola e o seu resultado é uma medida de proficiência que possibilita aos
gestores a implementação de políticas públicas, e às unidades escolares um
retrato de seu desempenho. A primeira iniciativa brasileira de avaliação em
larga escala foi o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que
se desenvolveu a partir de 1990 e foi aplicado inicialmente em 1995. Atualmente
os Estados têm procurado desenvolver seus próprios sistemas de avaliação
estabelecendo metas e diretrizes específicas às suas realidades.
Quais
são seus objetivos?
As
avaliações em larga escala buscam assegurar a qualidade da Educação,
fortalecendo o direito a uma educação de qualidade a todos os alunos. Os
resultados dos testes aplicados apontam para a realidade de ensino, oferecendo
um panorama do desempenho educacional.
Quais
são as suas características?
As
avaliações em larga escala podem ser censitárias ou amostrais. Essa modalidade
avalia as redes ou os sistemas de ensino, indo além da sala de aula. Por isso,
ela requer metodologia e instrumentos específicos de análise que possibilitem a
manutenção da comparabilidade e confiabilidade dos resultados. Para efetivar a
comparabilidade, os testes são construídos de forma padronizada e seus
resultados são alocados em uma escala de proficiência que varia de zero a 500
com intervalos de 25 a 25 pontos. Os intervalos indicam a consolidação de
competências e habilidades ao longo do processo de ensino e aprendizagem.
Para
que servem os seus resultados?
Os
resultados da avaliação em larga escala fornecem subsídios para a tomada de
decisões destinadas a melhorias no sistema de ensino e nas escolas. Eles também
permitem acompanhar o desenvolvimento das redes e sistemas de ensino, ao longo
das diferentes edições dos testes em larga escala, mediante a comparação dos
resultados. Com os resultados das avaliações em larga escala é possível
construir indicadores nacionais, como, por exemplo, o IDEB (Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica), bem como a distribuição do percentual de
alunos em cada nível da escala de proficiência.
Avaliação Formativa
O
que é?
Também
chamada de avaliação para as aprendizagens, a avaliação formativa tem seu foco
no processo ensino-aprendizagem. Alguns teóricos chegam a nomear essa
modalidade com o nome de avaliação formativa diagnóstica. A avaliação formativa
não tem finalidade probatória e está incorporada no ato de ensinar, integrada
na ação de formação. Alguns autores consideram que a avaliação formativa
englobe as outras modalidades de avaliação já que ela se dá durante o processo
educacional. Seu caráter é especificamente pedagógico.
Quais
são seus objetivos?
A
avaliação formativa pretende melhorar o processo de ensino-aprendizagem
mediante o uso de informações levantadas por meio da ação avaliativa.
Semelhantemente à avaliação diagnóstica, a avaliação formativa busca detectar
dificuldades suscetíveis de aparecer durante a aprendizagem a fim de
corrigi-las rapidamente. Todavia, seu foco está no processo de
ensino-aprendizagem. Através dessa modalidade de avaliação, informações sobre o
desenvolvimento do aluno são fornecidas ao professor, permitindo que a prática
docente se ajuste às necessidades discentes durante o processo.
Quais
são as suas características?
Uma
das mais importantes características da avaliação formativa é a capacidade em
gerar, com rapidez, informações úteis sobre etapas vencidas e dificuldades
encontradas, estabelecendo um feedback contínuo sobre o andamento do processo
de ensino e aprendizagem. Com esse tipo de avaliação é possível ter os
subsídios para a busca de informações para solução de problemas e dificuldades
surgidas durante o trabalho com o aluno. Na avaliação formativa, os fatores
endógenos, ou seja, os fatores internos à situação educacional são levados em
conta para proceder à avaliação. Por acontecer durante o processo de ensino e
aprendizagem, a avaliação formativa se caracteriza por possibilitar a
proximidade, o conhecimento mútuo e o diálogo entre professor e aluno.
Para
que servem os seus resultados?
Os
resultados da avaliação formativa servirão de base para identificar como o
processo de aprendizagem tem acontecido. As informações que essa avaliação
revela permitem o planejamento, o ajuste, o redirecionamento das práticas pedagógicas
no intuito de aprimorar as aprendizagens dos alunos. Ou seja, seus resultados
servem para apoiar, compreender, reforçar, facilitar, harmonizar as
competências e aprendizagens dos alunos.
Avaliação Somativa
O
que é?
É
uma modalidade avaliativa pontual que ocorre ao fim de um processo educacional
(ano, semestre, bimestre, ciclo, curso etc.). Atém-se à determinação do grau de
domínio de alguns objetivos pré-estabelecidos propondo-se a realizar um balanço
somatório de uma ou várias seqüências de um trabalho de formação. É também
chamada de avaliação das aprendizagens.
Quais
são seus objetivos?
A
avaliação somativa está preocupada com os resultados das aprendizagens. Ela
pretende, assim, fazer um balanço somatório de uma ou várias sequências do
trabalho de formação. Essa modalidade avaliativa sintetiza as aprendizagens dos
alunos tendo por base critérios gerais.
Quais
são as suas características?
Sua
principal característica é a capacidade de além de informar, situar e
classificar o avaliado, tendo a perspectiva de conclusão em evidência, pois
acontece no final de um processo educacional.
Para
que servem os seus resultados?
A
avaliação somativa fornece informações sintetizadas que se destinam ao registro
e à publicação do que parece ter sido assimilado pelos alunos. Ou seja, seus
resultados servem para verificar, classificar, situar, informar e certificar.
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